CUIDADOS COM INSULINAS

– Insulinas devem ser armazenadas na geladeira, enquanto estiverem fechadas.
– Após abertas, devem ser armazenadas em local fresco e o prazo de validade é de 30 dias.
– O frasco (ou refil) da insulina NPH (branca leitosa) deve ser balançado por 20 vezes antes da aplicação até apresentar um líquido homogêneo (da mesma cor).
– A dose da insulina NPH noturna deve ser aplicada o mais tarde possível (ao deitar).
– Insulina Regular (transparente) deve ser aplicada 30 minutos antes das refeições.
– Em caso de aspirar as duas insulinas na mesma seringa para uma única aplicação, a insulina Regular deve sempre ser aspirada antes da NPH. – Lembrar de variar os locais de aplicação (braços, pernas, abdome, glúteos).

Situações Especiais:
– Insulina Glargina/Lantus deve ser aplicada, de preferência, uma vez ao dia (sempre no mesmo horário).
– Insulinas ultra-rápidas (Lispro/Humalog, Aspart/NovoRapid, Glulisina/Apidra) devem ser aplicadas junto com as refeições ou até 20 minutos após.
– Pacientes que usam caneta para aplicação, podem armazenar o refil dentro da própria caneta e este pode permanecer em temperatura ambiente por até 28 dias.

Hipoglicemia:
– A melhor forma de evitar hipoglicemia (glicemia abaixo de 70mg/dl) é se alimentar a cada 3 horas e seguir a prescrição médica.
– Os principais sintomas são: tremor, sudorese fria, fraqueza, visão turva, sensação de fome.
– O paciente deve ingerir um copo de água misturada com uma colher de sopa de açúcar ou um sachê de mel, aguardar 15 minutos e medir novamente a glicemia.
– Em caso de perda da consciência, o acompanhante deve esfregar açúcar ou mel por dentro da bochecha do paciente e acionar o SAMU caso o mesmo não recupere a consciência.

Dr.ª Natália Gesualdo Lopes – Endocrinologista

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

SEJA UM ASSOCIADO ADJF

Menu