O QUE COLOCAR NA MERENDEIRA DAS CRIANÇAS?

Merenda = pequeno lanche, ou seja, os alimentos devem ser colocados em pequenas quantidades e esta alimentação não pode fazer com que as crianças percam a fome para almoçar ou jantar depois. Este lanche deve ser variado no dia- a- dia e completo em fontes de proteínas e de cálcio ( leites de diversos tipos, de soja e fermentados, iogurte, queijos, presunto); fontes de carboidratos ( cereais como aveia, granola; ou pães; ou biscoitos; ou bolos); fontes de gordura ( requeijão, manteiga ou com a gordura já presente no leite, por exemplo). Nas frutas, nós encontraremos as vitaminas ( vitamina A, C) , as fibras ( nas cascas) , as sais minerais ( ferro, sódio, potássio). Dessa forma, a alimentação estará promovendo saúde e qualidade de vida.

Exemplos:

– 1 x na semana: 200ml achocolatado diet + leite com biscoitos de maisena integral ( 6 unidades).
OU
– 1x na semana : 5 unidades de biscoito recheado diet acompanhado de leite puro.
OU
– 1x na semana : 50g de biscoito de polvilho + 200ml de suco de fruta .
OU
200ml de suco de fruta rica em vitamina C ( acerola, caju, laranja, limão, abacaxi, variar a fruta a cada dia) + uma barra de cereais diet + um pão de 30g com requeijão.
OU
um “polenguinho”+ 6 biscoitos cream cracker + 200ml de suco de fruta.
OU
uma fatia de 30g de bolo diet ou broa + 200ml de leite com essência de baunilha + uma maça.

Wanessa Aquino – Nutricionista da ADJF

 

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