RETINOPATIA DIABÉTICA

A retinopatia diabética situa-se entre as principais causas de cegueira adquirida. Um percentual não inferior a 60% dos diabéticos exibe a retinopatia após 15 ou 20 anos de doença. Também é responsável pela cegueira em 84% dos diabéticos em geral e em mais de 90% dos diabéticos menores de 40 anos de idade.

Embora possa haver sempre as exceções, a clínica mostra aliada aos dados laboratoriais que quanto melhor o controle do diabetes, menor é a possibilidade de aparecimento da retinopatia diabética ou menores são as suas manifestações.

Em suma, um bom controle da glicemia, boa qualidade de vida e exames periódicos do fundo de olho são a melhor arma contra a doença.

A prevenção é perfeitamente possível e o grande arsenal de tecnologia hoje disponível mostra-se extremamente eficiente. O raio laser é um grande aliado no combate às hemorragias e aos temíveis descolamentos de retina.

Prevenir sempre é o melhor caminho: A Associação de Diabéticos de Juiz de Fora tem um programa de orientação ao paciente diabético.

Dr. Luiz Oscar Machado Martins – Oftalmologista

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

SEJA UM ASSOCIADO ADJF

Menu