Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e é utilizado para transformar o que obtemos em energia.
Você sabia?
Um paciente com diabetes pode ter sua saúde bucal alterada, com sintomas que afetam sobretudo a gengiva. Isso acontece porque, com a doença, a circulação sanguínea na área da boca é prejudicada.
Confira os itens mais comuns que aparecem na lista de relação entre diabetes e problemas de saúde bucal:
Doença periodontal
A conexão entre doenças periodontais e diabetes é uma via de mão dupla.
Por um lado, devido à baixa resistência e um processo mais longo de cura, a doença se apresenta mais frequente e mais grave entre as pessoas com diabetes. Pelo outro, o tratamento de doenças periodontais em pessoas com diabetes pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue.
Infecções fúngicas
Como a diabetes compromete o sistema imunológico, o paciente fica propenso a desenvolver infecções fúngicas. Os sintomas incluem úlceras e dificuldades de ingestão.
Infecção e cicatrização demorada
Um paciente com diabetes possui maior tendência para desenvolver infecção e apresenta um processo de cicatrização mais demorado. Sendo assim, há a necessidade de prescrever antibióticos que minimizem o risco de infecção.
Bons hábitos fazem toda diferença para evitar a relação diabetes e p
roblemas de saúde bucal.
- Higiene bucal completa – o sangue dos portadores de diabetes possui uma alta concentração de glicose, facilitando o desenvolvimento de bactérias que, somadas ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação de cárie.
- Consumo moderado de bebida alcoólica.
- Dieta deve ser seguida, sem desculpas.
- É proibido fumar.
- Exercícios físicos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.
DRA: JULIANA TRICOTI ( Cirurgiã-dentista CROMG: 31220)